Após a leitura das duas propostas e feito as análises das mesmas, concluímos que a A, não favorece a construção das capacidades de leitura, pois os questionamentos são superficiais e prendem-se apenas em conceitos.
Quanto a proposta B, a mesma favorece a construção das capacidades de leitura, pois, permite aos alunos leitores que: localizem informações explícitas no texto; façam inferências implícitas e de posicionamentos; reconheçam efeitos de sentido decorrente de escolhas lexicais; estabeleçam relações entre informações de causa e conseqüência, textos e outros (explorando a intertextualidade); identiquem a finalidade do texto; apreendendo conhecimentos dentro dos contextos históricos, políticos, econômicos e sociais de uma época, com isso, favorecendo a compreensão relacional entre passado e presente.
Quanto a proposta B, a mesma favorece a construção das capacidades de leitura, pois, permite aos alunos leitores que: localizem informações explícitas no texto; façam inferências implícitas e de posicionamentos; reconheçam efeitos de sentido decorrente de escolhas lexicais; estabeleçam relações entre informações de causa e conseqüência, textos e outros (explorando a intertextualidade); identiquem a finalidade do texto; apreendendo conhecimentos dentro dos contextos históricos, políticos, econômicos e sociais de uma época, com isso, favorecendo a compreensão relacional entre passado e presente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário