terça-feira, 16 de outubro de 2007

Avaliação do módulo 1


Os objetivos foram contemplados, pois, as oportunidades de interações nos grupos favorecem muito a compreensão do material explorado. Trabalhar com leitura e escrita interativamente facilita a compreensão da mesma. A comunicação via internet permite as pessoas comunicarem-se e trocarem informações de uma maneira muito rápida, ampliando assim os conhecimentos.
Quando compartilhamos aprendemos muito, pois, muitas vezes a leitura de algum texto de autores diversos proporciona conhecimentos que são construídos e ampliados a cada dia.
Não tenho dificuldade em trabalhar no ambiente virtual, às vezes o produzir requer maior atenção, afinal estamos trabalhando com leitura e escrita, levando a uma reflexão maior sobre os temas explorados.
Estou aprendendo muito, pois, como não sou especialista na área, muitas coisas são novidades, principalmente a tipologia textual. O texto da Roxane Rojo é muito rico, levando a reflexão sobre capacidade de compreensão, apreciação e réplica.
Todo gênero de discurso está sempre associado a uma esfera de atividade humana: esfera familiar, acadêmico-ciêntifica, escolar, política, jornalística, jurídica, literária, entre outras e que está inserido em um contexto sócio-histórico e econômico mais amplo, em cada uma destas esferas há diversos atores representando diferentes interesses em jogo e, também diferentes gêneros do discurso.
Este ano o PEF em parceria com o Instituto Ayrton Senna está trabalhando o Circuito Escolar voltado para leitura. Visitando as escolas e acompanhando o trabalho dos educadores, percebemos que quando a leitura se torna prazerosa, quando não é por obrigação. A mobilização e o envolvimento dos jovens foi muito grande. Estão lendo e se divertindo, nada é imposto é sim uma escolha.

Marineusa

Avaliação II: Módulo I

01) Você acredita que os objetivos desta primeira unidade, organizados em torno das práticas de leitura e escrita de perfis pessoais na web, expressão de opinião, depoimento, debate, apresentação para transação comercial e formulários, foram contemplados nas atividades desenvolvidas? Justifique.
Sim. Após a realização das atividades propostas e a mediação das tutoras os objetivos propostos foram atingidos.

02) O que você tem a dizer sobre o compartilhamento das experiências de leitura e escrita de diversos autores e de seus colegas no ambiente virtual?
As atividades de socialização das experiências de leitura e escrita permitiram-me a aquisição de conhecimentos significativos para a apreensão de conceitos referentes às possibilidades que o ambiente virtual oferece para o ler e escrever.

03) Como tem sido sua experiência de criação, produção e interação no Blog?
Rica. O blog enquanto diário virtual dos registros das experiências do processo ensino e aprendizagem deste curso possibilita mais que a visualização, a organização de todas as atividades desenvolvidas.

04) Ocorreram mudanças de conceitos em seus conhecimentos sobre gêneros discursivos e capacidades de leitura e escrita? Se ocorreram, quais seriam estas mudanças?
Sim, uma vez que a compreensão dos gêneros discursivos e capacidades de leitura e escrita nos proporcionou momentos de ação-reflexão-ação. Gerou redimensionamentos de nossa tese e favoreceu nossas leituras e escritas.

05) Como você pensa que a exploração dos conceitos de esfera de atividade e de gêneros do discurso podem interferir nas atividades de leitura e escrita?
Ao situarmos a esfera de atividade e de gêneros do discurso o leitor/escritor tem a possibilidade de melhor compreender as inferências, a interdiscursividade, a intertextualidade, a contextualização de um texto, dentre outras ocorrências lingüísticas.

06) Que situações pedagógicas estão sendo oferecidas para que os alunos de sua escola possam desenvolver capacidades envolvidas na compreensão e produção de textos?
Enquanto supervisora de ensino tenho acompanhado as atividades desenvolvidas nas escolas que supervisiono para auxiliar na formação do aluno leitor/escritor. Observo que em algumas práticas docentes o uso dos gêneros é explorado e os alunos são estimulados a vivenciá-los e podemos citar: narrativo, romance, reportagem, crônica, receita, notícia, HQ, etc.
Porém, muito ainda precisa ser feito. Precisamos formar brasileiros leitores e escritores.
Errivaine

Nenhum comentário: