Roxane Rojo em seu texto: "Letramento e Capacidade de Leitura para a Cidadania" argumenta que a resolução de um problema comum nas escolas e em todo o país, ler, pode ser solucionado quando o educador toma consciência de que por meio da leitura promove-se a aquisição da multiplicidade de formas textuais e que isto deve ser socializado por eles, independente de sua área de ensino ou disciplina. Faz inferências de que gráficos, tabelas, esquemas, desenhos, fórmulas, textos jornalísticos, manuais técnicos, rótulos de embalagens, mapas são, na escola e fora dela, as diferentes linguagens e representações que o aluno deve compreender para argumentar e se posicionar frente a novas informações, mesmo por que, ao se proporcionarem essas práticas de leitura aos alunos concretiza-se a função social da mesma e, ainda, a de que ler e escrever são exercícios de cidadania. Por fim, enfatiza que o desafio de formar-se leitores e escritores não é tarefa apenas do professor de Língua Portuguesa mas, pressupõe, o trabalho coletivo de todos os “atores escolares”.
sábado, 13 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Gostei. Vcs se esforçaram para vencer as atividades. A cidadania é possibilitada pelo letramento. Decodificar simplesmente envolvia desenvolvimento de capacidades?
Olá Meninas, gostei muito da resenha d vcs. Gostaria de saber onde posso adquirir esses texto de Rojo.
Postar um comentário