célula
s. f.
célula
do Lat. celula, pequena cela
s. f., dim. de cela; casulo de semente; cada um dos quartos ou alojamento dos cardeais;
Med., a mais pequena porção do organismo capaz de vida independente; cada um dos elementos plásticos, microscópicos, dos tecidos orgânicos; pequena cavidade ou interstício no tecido esponjoso dos ossos, etc.
centro
s. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de centrar
centro
do Lat. centru < Gr. kéntron, aguilhão, centro
s. m., ponto que se encontra a igual distância de todos os pontos da circunferência ou da superfície da esfera; ponto que divide ao meio as retas que, por sua vez, dividem a figura geométrica em duas partes iguais; o meio de qualquer espaço; ponto de maior movimento onde alguma ação se exerce com mais intensidade; ponto em volta do qual se agrupam ou giram objetos, seres, idéias,etc. ;agrupamento,núcleo;parte de uma assembléia que fica entre as extremas direitas e esquerdas e geralmente composta pelos membros de idéias moderadas; assembléia, grupo, reunião de pessoas que se reúnem para o mesmo fim; local, sede dessas assembléias.
consumo
s. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de consumir
consumo
s. m., ato ou efeito de consumir; gasto, saída, extração, venda (de mercadorias); totalidade dos bens e serviços consumidos; procura.
corpo
s. m.
corpo
do Lat. corpu
s. m., - qualquer porção limitada de matéria; a parte material de um ser animado; cadáver; busto; parte do organismo humano que compreende o tórax e o abdômen; parte do vestuário feminino que se ajusta ao tronco; conjunto de oficiais e soldados pertencentes a uma arma especial ou destinado a um certo serviço; conjunto; agremiação; grupo; espessura; consistência; coleção; unidade de medida dos caracteres tipográficos; a parte principal de muitas coisas.
missa de - presente: missa celebrada na presença do defunto;
- docente: conjunto de professores;
- diplomático: conjunto de diplomatas;
- da nobreza: o conjunto dos nobres;- de baile: grupo dos bailarinos de um teatro;- de exército: conjunto, mais ou menos considerável, de soldados;- de guarda: tropa que constitui o grosso da guarda de um posto;- de delito: conjunto e registro de averiguações de um determinado delito e identificação do autor do mesmo;- de Direito Canônico: coleção de leis referentes à disciplina da Igreja;- de Cristo: o pão eucarístico;- celeste: astro;- da igreja: a parte central da igreja, destinada aos fiéis;- de Deus: a festa do Santíssimo Sacramento;meio -: retrato desde a cabeça à cintura;dar o - ao manifesto: expor-se ao perigo;dar de -: defecar;- a -: em luta de corpo contra corpo;de - e alma: em pessoa.
coroa
s. f. s. 2 gén.
3ª pess. sing. pres. ind. de coroar
2ª pess. sing. imp. de coroar
coroa
do Lat. Corona
s. f.,
ornamento circular para a cabeça, que se usa como sinal de honra, de regozijo, ou de simples adorno; a parte mais elevada de alguma coisa; alto, cume, cimo; a parte superior do dente; cobertura metálica com que se reveste a parte superior do dente para a proteger; tonsura dos clérigos; calvície circular;
fig.,
prêmio, galardão; ornamento circular feito de flores naturais ou artificiais que se coloca no caixão ou túmulo; designação de várias moedas portuguesas (antigas) e estrangeiras;
círculo luminoso em volta de alguns astros; estado governado por monarquia; o poder, a dignidade real; a monarquia; rosário que compreende sete pais-nossos e sete dezenas de ave-marias; tufo de penas na cabeça de algumas aves; nome de duas constelações; banco de areia; cabo náutico que encapela nos mastros e mastaréus de gáveas; calvície nos joelhos do cavalo;
Bot.,
apêndice na corola ou na base de algumas flores;
Brasil,
baixio nos estuários;
s. 2 gên.,
pessoa madura ou idosa.
Geom.,
- circular: superfície plana entre duas circunferências concêntricas.
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário