sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Podemos conhecer o Universo? Reflexões sobre um grão de sal


O objetivo da ciência é compreender de que forma o mundo funciona, procurar as regularidades que possam existir, mas, a ciência é uma experimentação, quantas coisas que já foram ditas como certas, depois de algum tempo foram questionadas e a verdade passou a ser outra. A ciência requer muita coragem para questionar o que parecia inquestionável.
O que pensar sobre o nosso universo, se ainda é uma incógnita, quantos espaços ainda para serem explorados, a ciência é algo que jamais pode parar, a cada dia, novas descobertas são realizadas, novas “verdades” são apresentadas.
Hoje, compreendemos melhor o que está a nossa volta, mas antigamente tudo era cercado de misticismo, tudo era proibido, até o pensar. Mudar a rotina, contestar dogmas já arraigados na cultura de um povo era ir contra as leis de Deus.
Conhecer de fato o nosso Universo parece um tanto difícil para nós seres humanos, vamos tentar desvendar os mistérios de um grão de sal, que a alho nu nos parece tão insignificante, mas que é de uma complexidade imensa.
Vamos comparar o grão de sal, com nosso cérebro, parte do nosso corpo, ainda desconhecida, com tantos mistérios, com tantos neurônios, dendritos, com toda sua complexidade, não representam um por cento do número de átomos de um grão de sal.
O sal é um cristal, composto por átomos de sódio e cloro, totalizando 10 milhões de bilhões de átomos, separados são mortais e destrutivos, para nós seres humanos, mas, unidos se transformam em uma especiaria muito apreciada, que até já foi usada como moeda na antiguidade.
Portanto, desvendamos os segredos do grão de sal, agora para compreender o Universo, precisaríamos de um cérebro tão volumoso quanto o próprio universo. Quando desvendamos outras esferas, o censo comum e a intuição tornam-se guias não confiáveis. O homem na sua busca pelo desconhecido tem colaborado muito para que nós pudéssemos compreender melhor e entender que somos apenas um planeta, em meio a tantos.
A Terra faz parte deste universo, somos um grão diante da imensidão que a ciência busca desvendar, mas fazer parte do conhecido em busca do desconhecido é o que nos motiva como seres humanos a buscar desvendar a cada dia esses mistérios, com a certeza de que a cada dia estaremos descobrindo coisas novas que vão colaborar para melhorar, ou não, a vida dos seres humanos.

Marineusa

Nenhum comentário: