sexta-feira, 16 de novembro de 2007

O milagre brasileiro


Muito se tem ouvido falar em milagres econômicos. Só que esses milagres beneficiam os ricos e nunca os pobres. Este período compreendido entre 1969 e 1973 é conhecido como a fase do “milagre” quando, sob o regime militar, o crescimento da economia brasileira apresentou uma extraordinária aceleração, com ampliação média de 11% ao ano. O nosso “milagre” foi abalado pela crise do petróleo de 1973, já que a elevação dos preços comprometia o desenvolvimento de um país onde o consumo era crescente e a maior parcela do petróleo era importada. Mesmo assim, o país ainda manteve bons níveis de aceleração econômico-industrial até o final dos anos 70.
Esse crescimento esteve relacionado com os grandes investimentos em infra-estrutura do regime militar e o duro controle sobre as manifestações dos trabalhadores, que garantiu a mão de obra barata e, juntos levavam à atração de novos investimentos.
Mas o chamado milagre econômico brasileiro, pregava no sentido de primeiro fazer o bolo crescer para, depois, dividi-lo entre todos. O bolo cresceu, ajudado pelo fermento da euforia, mas a divisão prometida não aconteceu. Pelo contrário, a renda se concentrou cada vez mais, e o povo passou, apenas, a esperar.
Como resultado, ocorre uma das maiores, senão a maior concentração de renda do mundo. Poucos têm muito, e muitos têm pouco, ou nada têm. A multidão de deserdados da sorte cresceu sem controle.
Como conseqüências deste “Milagre Brasileiro”, atualmente multidões de famintos que tomam conta das ruas, pessoas que nem precisam dizer que estão com fome, está na cara. Essas multidões são presas fáceis da criminalidade. Observamos um crescente índice de crimes de morte, que espanta e apavora a todos. A verdade é que ninguém mais confia em ninguém. As pessoas vivem assustadas, deprimidas, depressivas.
O povo brasileiro ainda está esperando por um “Milagre”, que proporcione dignidade a sua vida, respeito pelos seus direitos, seriedade política e justiça para todos. Sabemos que a paciência do povo brasileiro é inesgotável, mas até quando vamos suportar viver desta maneira?

Marineusa




Nenhum comentário: