Livro: História & Vida integrada – 6ª série
Autores: Piletti, Nelson e Claudino
Editora: Ática
Ano: 2001
A alma se incorpora aos vivos
Na noite de 21 de abril de 1997, um crime abalou o país: quatro jovens brasilienses de classe média jogaram álcool no índio pataxó Galdino Jesus dos Santos, de 45 anos, que dormia num ponto de ônibus, e incendiaram seu corpo. Após alguns dias num hospital de Brasília, Galdino morreu. O índio, de um a reserva do sul da Bahia, tinha ido a Brasília para reclamar do governo a demarcação de suas terras, reconhecidas desde 1926.
Os quatros jovens deram uma justificativa abominável, expressão do seu preconceito:”Não sabíamos que era um índio, pensávamos que fosse um mendigo”. O corpo de Galdino foi enterrado na reserva Pataxó de Pau-Brasil (Bahia) no dia 23 de abril, com grande acompanhamento do seu povo, que exige a demarcação das suas terras. O texto a seguir explica o que acontece depois da morte, de acordo com a cultura dos pataxós hã-hã-hãe:
Pela cultura dos pataxós hã-hã-hãe, a lama do índio Galdino, vai para um lugar sagrado, onde fica uma semana, e depois se incorpora a todos os integrantes vivos da tribo.
“Sua alma vai incorporar a todos os índios da tribo e dar continuidade à luta pela posse da terra”, disse o índio Domingos Muniz, do conselho da aldeia. Muniz disse que a alma do pataxó será incorporada à comunidade uma semana após sua morte.
Nesse período, as pessoas fazem preces todos os dias, pedindo que os sonhos do morto que não foram alcançados em vida se transforme em realidade para a tribo.
As preces seguirão os preceitos católicos da cultura pataxó. Ainda segundo os pataxós, a morte violenta por um ideal significa que avitória está próxima.
“Mais cedo ou mais tarde, todos as nossas reivindicações serão atendidas”, disse Muniz.
Os pataxós reivindicam a 15 anos na Justiça uma área de 36 mil hectares, demarcada em 1926 pelo antigo Ministro da Guerra. Hoje, os 1.723 índios ocupam uma área de 1.079 hectares.
(adaptado do jornal Folha de São Paulo,23/4/97)
Proposta de trabalho
1- Leitura do texto, e discussão em sala sobre preconceito, e a repercussão do texto na sociedade. Analise sobre o respeito que devemos ter em relação a cultura indígena.
2-Divisão da classe um grupo, onde cada grupo vai investigar os diversos tipos de preconceito existentes na nossa sociedade.
· Preconceito racial
· Preconceito contra a mulher
· Preconceito de classe social
· Preconceito religioso
· Preconceito de pessoas com necessidades especiais
· Situação atual dos índios no Brasil
3 - Cada grupo deverá pesquisar diversas fontes de informação, para ter subsídios para apresentar em sua exposição, para os demais grupos envolvidos. Destacando ainda as dificuldades encontradas atualmente na sociedade, em razão do preconceito, gerando dificuldades em todos os segmentos, social e profissional. Cada grupo deverá ficar atento a que tipos de fonte estão utilizando em suas pesquisas.
4- Procurar conversar com pessoas que já sofreram algum tipo de preconceito e as conseqüências para sua vida, e que atitude tomou diante do fato.
5- Depois de realizada a pesquisa, os grupos farão um seminário para a classe, onde cada grupo irá contribuir para ampliação dos conhecimentos.
Capacidades de Leitura e escrita
- Localizar informação implícita e explicita no texto
- Estabelecer relações entre informações presentes no texto
- Identificar a finalidade do texto
- Estabelecer a relação de causa e conseqüência
- Estabelecer relações entre as informações contidas no texto e o contexto histórico geral, relacionando passado e presente.
- Posicionar-se sobre fatos narrados, a partir de elementos presentes no texto.
Autores: Piletti, Nelson e Claudino
Editora: Ática
Ano: 2001
A alma se incorpora aos vivos
Na noite de 21 de abril de 1997, um crime abalou o país: quatro jovens brasilienses de classe média jogaram álcool no índio pataxó Galdino Jesus dos Santos, de 45 anos, que dormia num ponto de ônibus, e incendiaram seu corpo. Após alguns dias num hospital de Brasília, Galdino morreu. O índio, de um a reserva do sul da Bahia, tinha ido a Brasília para reclamar do governo a demarcação de suas terras, reconhecidas desde 1926.
Os quatros jovens deram uma justificativa abominável, expressão do seu preconceito:”Não sabíamos que era um índio, pensávamos que fosse um mendigo”. O corpo de Galdino foi enterrado na reserva Pataxó de Pau-Brasil (Bahia) no dia 23 de abril, com grande acompanhamento do seu povo, que exige a demarcação das suas terras. O texto a seguir explica o que acontece depois da morte, de acordo com a cultura dos pataxós hã-hã-hãe:
Pela cultura dos pataxós hã-hã-hãe, a lama do índio Galdino, vai para um lugar sagrado, onde fica uma semana, e depois se incorpora a todos os integrantes vivos da tribo.
“Sua alma vai incorporar a todos os índios da tribo e dar continuidade à luta pela posse da terra”, disse o índio Domingos Muniz, do conselho da aldeia. Muniz disse que a alma do pataxó será incorporada à comunidade uma semana após sua morte.
Nesse período, as pessoas fazem preces todos os dias, pedindo que os sonhos do morto que não foram alcançados em vida se transforme em realidade para a tribo.
As preces seguirão os preceitos católicos da cultura pataxó. Ainda segundo os pataxós, a morte violenta por um ideal significa que avitória está próxima.
“Mais cedo ou mais tarde, todos as nossas reivindicações serão atendidas”, disse Muniz.
Os pataxós reivindicam a 15 anos na Justiça uma área de 36 mil hectares, demarcada em 1926 pelo antigo Ministro da Guerra. Hoje, os 1.723 índios ocupam uma área de 1.079 hectares.
(adaptado do jornal Folha de São Paulo,23/4/97)
Proposta de trabalho
1- Leitura do texto, e discussão em sala sobre preconceito, e a repercussão do texto na sociedade. Analise sobre o respeito que devemos ter em relação a cultura indígena.
2-Divisão da classe um grupo, onde cada grupo vai investigar os diversos tipos de preconceito existentes na nossa sociedade.
· Preconceito racial
· Preconceito contra a mulher
· Preconceito de classe social
· Preconceito religioso
· Preconceito de pessoas com necessidades especiais
· Situação atual dos índios no Brasil
3 - Cada grupo deverá pesquisar diversas fontes de informação, para ter subsídios para apresentar em sua exposição, para os demais grupos envolvidos. Destacando ainda as dificuldades encontradas atualmente na sociedade, em razão do preconceito, gerando dificuldades em todos os segmentos, social e profissional. Cada grupo deverá ficar atento a que tipos de fonte estão utilizando em suas pesquisas.
4- Procurar conversar com pessoas que já sofreram algum tipo de preconceito e as conseqüências para sua vida, e que atitude tomou diante do fato.
5- Depois de realizada a pesquisa, os grupos farão um seminário para a classe, onde cada grupo irá contribuir para ampliação dos conhecimentos.
Capacidades de Leitura e escrita
- Localizar informação implícita e explicita no texto
- Estabelecer relações entre informações presentes no texto
- Identificar a finalidade do texto
- Estabelecer a relação de causa e conseqüência
- Estabelecer relações entre as informações contidas no texto e o contexto histórico geral, relacionando passado e presente.
- Posicionar-se sobre fatos narrados, a partir de elementos presentes no texto.
Marineusa
2 comentários:
Professoras, apreciamos a qualidade do trabalho desenvolvido por vocês e parabenizamos a dupla pela versatilidade, criatividade e rapidez na realização das tarefas. O blog demonstra o capricho e a dedicação de vocês ao curso. Parabéns! Abs, Cid e Tamar.
Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Celular, I hope you enjoy. The address is http://telefone-celular-brasil.blogspot.com. A hug.
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